E normalmente no Jardim que a viagem pelo mundo letrado inicia. A alfabetização não é obrigatoriedade na etapa de educação infantil, porém se for do interesse expontâneo da criança, ela pode ocorrer. Muitos pais chegam ansiosos querendo pular etapas e logo alfabetizando seus filhos. Mas lembrem-se, temos muito tempo para sermos adultos, e pouco tempo para experienciarmos a infância.
* Ações que realiza *
Consegue usar a tesoura, corta papel. Maior domínio no uso de talheres. Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.
* Como Reage *
Está mais sociável com as outras crianças. Se sente grande perto das crianças menores. Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.
* Como se comunica *
Nesta fase o vocabulário da criança aumentou bastante, já fala muitas palavras. Expressa seus sentimentos e emprega verbos como “pensar” e “lembrar”. Também fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças, como por exemplo: “e então”, “porque”, “mas”, etc. Gosta de inventar e contar as próprias histórias. Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.