,.
 

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE MENTIRA E IMAGINAÇÃO?

21/12/2019

As crianças normalmente têm uma grande imaginação e gostam de fantasiar. Constantemente, elas usam histórias para brincar e contar coisas. É um recurso que elas têm e que é muito bem-estruturado para essa fase da vida. Elas, quando são bem pequenas, não mentem, e sim, fantasiam, transformam fatos e constrói uma realidade própria.

O problema é quando a criança começa a crescer e usa o mesmo recurso para mentir. As histórias continuam sendo para explicar acontecimentos, mas agora explicam por que ele não fez a lição, por que não chegou a tempo na aula de natação ou por que tomou uma bronca na escola. As crianças acham formas de se esquivar das broncas e do que elas sabem que fizeram errado. E daí entram os pais e as formas de saber lidar com esse recurso. É bom ressaltar que apontar o dedo e dizer que ela está mentindo não funciona. No fundo não sabemos muito lidar com a criança quando ela está fantasiando e quando ela está realmente mentindo. Precisamos aprender, tanto para conseguir dialogar com ela, como para orientá-la a não mentir e a lidar com os problemas e erros sem medo de enfrentá-los e assumi-los.

Mentira X Fantasia

Mentir é de nossa espécie: a negação e o direito ao segredo são constitutivos na formação da subjetividade humana.

A mentira pode encobrir problemas graves, por isso os pais desejam “cortar o mal pela raiz”. Porém, é importante diferenciar mentira de fantasia, pois desrespeitar ou tirar a imaginação, na fase de desenvolvimento em que a criança precisa usar esse recurso, pode ter o efeito contrário. E, afinal, qual a diferença?

Fantasia

O que chamamos de fantasia é a transgressão da criança para um mundo paralelo – uma forma como ela enxerga a realidade. Assim, se vestindo de super-herói ou contando uma história do amigo imaginário, ela tem um recurso para lidar com o real. A fantasia dá instrumentos para a criança conseguir significar, dar sentido e sensações, desejos, anseios às situações. É a fantasia que constitui repertório do que e como a criança vê o mundo.

Mentira

Já a mentira, no sentido de trapaça, disfarce, negação, é realizada por crianças um pouco maiores, a partir de 7 anos — quando  interiorizam regras sociais, aprendem os binarismos (bom x ruim, justo x injusto) e têm mais acesso a recursos linguísticos e argumentação. Nessa idade, a criança poderá contar histórias para levar vantagem – ou seja, mentir. O mais interessante é pensar que a mentira é também a capacidade de a criança se diferenciar da mãe, do pai ou da avó. Ou seja, a história criada é uma possibilidade para ela de manter um mundo próprio, que ninguém vê (interno, criativo), diferente da vida real, dos fatos.

O medo de dizer a verdade

Saber agir ante a mentira infantil é fundamental. Quando a mentira acontece, os adultos devem saber olhar com paciência e conversar com a criança: primeiro, dizendo que ela não está falando a verdade e, segundo, dando recursos e tempo para que ela consiga refazer a situação – desta vez, falando a verdade. O acolhimento é importante, já que muitas vezes crianças mentem por medo. Então, não falando a verdade, buscam um recurso de defesa contra o receio de ser castigada, julgada ou perder o amor dos pais, professores ou cuidador. O pior que podemos fazer é agir de forma repressiva, gritando, batendo ou tachando a criança de mentiroso.

“Violências não curam mentiras, pelo contrário, aumentam o medo de ser descoberto, fazendo a criança mentir mais. Não importam quais justificativas uma criança use para não fazer a lição de casa, por exemplo. Em vez de ficarem bravos, os pais devem dizer que é importante que cumpra suas obrigações, dando-lhe o tempo necessário, não deixando que a criança comece outra atividade enquanto não tiver cumprido a obrigação”, explica o médico psiquiatra e escritor de livros sobre educação familiar Içami Tiba.

Era uma vez…

Ah! O mundo da fantasia… O extraordinário lugar onde tudo é possível, as situações têm solução e os personagens possuem personalidade bem delineada: o Lobo Mau é mau. O Príncipe é bom. O super-herói é forte. O lugar cheio de imaginação que é criado na cabeça da criança a partir dos 2 anos, em média, nada mais é que um mundo onde ela tem certo domínio dos seres que vivem ali. E a fantasia existe porque o mundo real, dos adultos, é muito complexo para a criança e difícil de ser assimilado e aceito. Assim, elas utilizam a fantasia para criar seu próprio universo, onde tudo é possível e as situações possuem solução, geralmente com um final feliz. É entre os 2 e 7 anos, principalmente, que a fase de desenvolvimento acontece através da imaginação.

Além disso, é a fantasia que primeiramente mostra o lado bom e o ruim dos fatos em nossas vidas: com os contos de fada, por exemplo, as crianças conseguem se projetar nos personagens e entender basicamente o que é o correto e o errado, o justo e o injusto e assim por diante. 

É com a fantasia, também, que a criança expressa suas emoções e sentimentos (elas quase gritam isso aos pais, que muitas vezes não conseguem interpretá-las. Um ursinho que está com raiva da mãe porque ela brigou com ele. Exemplos fáceis de serem compreendidos e que têm mensagens bem subliminares. Portanto, se o seu filho está fantasiando, a única coisa a se fazer é entrar na brincadeira. Estabeleça um diálogo com os personagens. Quanto mais brincadeira e fantasia, melhor. Então, deixe seu filho fingir que é super-herói e ter amigos imaginários. Faz bem! Agora, a criança não pode se afastar de sua identidade o tempo todo. Isso significa que, em alguns momentos, é necessário que a criança viva a situação de forma completa, estando realmente presente.

À medida que a criança substitui a simbolização pela linguagem elaborada, saberá distinguir a fantasia da realidade e poderá utilizar a fantasia em forma de criatividade sem perder a noção do real. Naturalmente, ela usa menos a fantasia para se expressar, porque tem mais consciência sobre a realidade, noção de lógica, domínio de regras sociais etc. Por isso, os pais não precisam se preocupar em ser “politicamente corretos” em relação à fantasia da criança: ou seja, não é preciso – e nem bom! – que você desminta as crenças de seu filho ou negue a existência de alguns personagens como o Papai Noel ou a Princesa.

Confie, a criança vai assimilando a realidade gradualmente e sem traumas, ao contrário do que muitos temem.

Para trabalhar a mentira de forma positiva

1. Nunca chamar a criança de mentirosa, e sim escutá-la com atenção para ajudar-la

2. Explicar as consequências de uma mentira com exemplos práticos, sempre tentando manter um canal de comunicação aberto entre vocês

3. Não gritar e nem pressioná-la com interrogatórios. Ela se sentirá acuada e o medo poderá fazê-la mentir outra vez

4. Estimular a criança a sempre se colocar no lugar do outro

5. Tentar compreender o significado implícito na mentira

6. Na escola, os professores nunca devem expor crianças que mentem na frente dos colegas

Fonte: Pais & Filhos

REGRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA
COMO ABORDAR O TEMA ELEIÇÕES COM AS CRIANÇAS
NOSSO RETORNO FOI TRANQUILO E ESPECIAL
COMO PREPARAR A CRIANÇA PEQUENA PARA A VOLTA ÀS AULAS
O QUE NOSSAS CRIANÇAS PERDERAM DURANTE A PANDEMIA?
AS CRIANÇAS E OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS ONLINE
CUIDADOS ESPECIAIS COM AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA
BRINCADEIRAS DE SÃO JOÃO PARA FAZER EM CASA
MANEIRAS DE CONTRIBUIR PARA UMA INFÂNCIA SEM RACISMO
SUGESTÕES DE FILMES PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
5 LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O CORONAVÍRUS
O SONO DA CRIANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DICAS PARA APROVEITAR A QUARENTENA EM FAMÍLIA
VACINA DA GRIPE PARA CRIANÇAS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PÚBLICA
CORONAVÍRUS: CUIDADOS COM O USO DE MÁSCARAS POR CRIANÇAS
DICAS DE COMO COMEMORAR O DIA DAS MÃES NA QUARENTENA
O ISOLAMENTO SOCIAL E A SAUDADE DOS AVÓS
OMS PROMOVE A SEMANA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO
CANAIS ONLINE COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS
10 ATIVIDADES COM LIVROS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS
DICAS PARA LIDAR COM A BIRRA DURANTE A QUARENTENA
ATIVIDADES E EXERCÍCIOS PARA A CRIANÇA FAZER EM CASA
DICAS PARA DECORAR A CASA PARA A PÁSCOA
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PÁSCOA
LIVROS INFANTIS QUE PODEM AJUDAR A CRIANÇA A LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS
ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR A IMUNIDADE DAS CRIANÇAS
RECADO DA PSICÓLOGA DA ESTAÇÃO CRIANÇA
DICAS PARA CONCILIAR O HOME OFFICE COM OS FILHOS
COMO PASSAR O TEMPO COM AS CRIANÇAS DURANTE O ISOLAMENTO
CORONAVÍRUS: COMUNICADO OFICIAL
ANIMAIS AJUDAM A DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS NAS CRIANÇAS
COMO PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O FUTURO
COMO AJUDAR A CRIANÇA A DORMIR NO PRÓPRIO QUARTO
SAIBA COMO SE PROTEGER DE DOENÇAS VIRAIS
DICAS PARA ALIVIAR A ANSIEDADE NAS CRIANÇAS
ADAPTAÇÃO E READAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIVERSAS ATIVIDADES MARCAM O PERÍODO DE FÉRIAS
OPÇÕES PARA CURTIR O CARNAVAL COM AS CRIANÇAS
COMO AJUDAR A CRIANÇA A LIDAR COM A TIMIDEZ
OS RABISCOS E A LINGUAGEM SECRETA DAS CRIANÇAS
ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS
IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA CADA FASE
COMO AJUDAR SEU FILHO A PARAR DE ROER AS UNHAS
ESTRATÉGIAS QUE AJUDAM A CRIAR FILHOS MAIS RESPONSÁVEIS
DICAS PARA TIRAR A MAMADA DA MADRUGADA
O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM QUANDO COMPARTILHAM
DICAS DE METAS PARA AS CRIANÇAS NO ANO DE 2020
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE MENTIRA E IMAGINAÇÃO?
O QUE A CRIANÇA PODE APRENDER INDO À PRAIA
COISAS QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVEM SABER
3 RECEITAS RÁPIDAS PARA O CAFÉ DA MANHÃ
4 IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL EM PORTO ALEGRE
DICAS PARA ALIVIAR O CALOR DAS CRIANÇAS NO VERÃO
CONHEÇA OS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2019
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA
QUANDO A CRIANÇA PRECISA IR NO FONOAUDIÓLOGO
ESTAÇÃO CRIANÇA APRESENTA O ESPETÁCULO O PEQUENO PRÍNCIPE
BENEFÍCIOS QUE ANDAR DE BICICLETA TRAZ ÀS CRIANÇAS
DICAS PARA INCLUIR AS CRIANÇAS NOS PREPARATIVOS DE NATAL
COMO SABER SE É A HORA CERTA DE TIRAR A FRALDA?
9 INFORMAÇÕES VALIOSAS SOBRE VACINAÇÃO INFANTIL
FRASES QUE TRANSMITEM VALORES ÀS CRIANÇAS
DICAS QUE VISAM COMBATER O RACISMO NA INFÂNCIA
O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER COM O PEQUENO PRÍNCIPE
COMO ENSINAR GENTILEZA ÀS CRIANÇAS
VOCÊ SABE POR QUE A PRIMEIRA INFÂNCIA É TÃO IMPORTANTE?
COMO LIDAR COM A TRISTEZA DAS CRIANÇAS
65ª FEIRA DO LIVRO MOVIMENTA PORTO ALEGRE
O MEDO DAS CRIANÇAS DE ACORDO COM A IDADE
9 DICAS PARA AJUDAR NA HORA DO DESFRALDE
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA DIVERSAS AÇÕES ALUSIVAS AO DIA DAS CRIANÇAS
A RELAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM A FELICIDADE DAS CRIANÇAS
A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO ENTRE PROFESSOR E CRIANÇA
MANTENHA VIVA A CRIANÇA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ
SUGESTÃO DE LUGARES PARA IR NO DIA DAS CRIANÇAS
O PODER DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS
DÚVIDAS COMUNS SOBRE O SARAMPO
ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS
DICAS PARA CURTIR AO MÁXIMO A PRIMAVERA COM AS CRIANÇAS
FESTA FARROUPILHA MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA
REINO GRANDE DO SUL ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVA COLEÇÃO
COMO ENSINAR CIDADANIA AOS PEQUENOS
CONHEÇA 5 BIBLIOTECAS COM LIVROS PARA CRIANÇAS EM PORTO ALEGRE
BRINCAR NA NATUREZA FAVORECE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
O PAPEL DAS VITAMINAS NO CARDÁPIO DAS CRIANÇAS
VAMOS FALAR SOBRE FEBRE?
POEMAS SOBRE FELICIDADE PARA ENCANTAR AS CRIANÇAS
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA MAIS UM SARAU
ELOGIOS QUE AJUDAM A MELHORAR A AUTOESTIMA DA CRIANÇA
CUIDADOS COM A HIGIENE BUCAL DE BEBÊS E CRIANÇAS
A IMPORTÂNCIA DA ARTE, DA MÚSICA E DA POESIA PARA AS CRIANÇAS
5 COISAS QUE PODEM MUDAR QUANDO VOCÊ SE TORNA PAI
BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A VISÃO DAS CRIANÇAS
JEITOS DIFERENTES DE BRINCAR COM MASSINHA
AGOSTO DOURADO INCENTIVA A AMAMENTAÇÃO
6 MOMENTOS VALIOSOS ENTRE AVÓS E NETOS
VAMOS FALAR SOBRE RECICLAGEM?
SAIBA COMO A AMIZADE AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS
POR QUE BRINCAR, IMAGINAR, CRIAR E PENSAR É IMPORTANTE?
COMO MANTER SEU FILHO QUENTINHO E SEGURO NO FRIO
AS TROCAS FONOLÓGICAS MAIS COMUNS NA INFÂNCIA
RESFRIADO X ALERGIA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
QUESTÕES DO MUNDO REAL QUE PODEM PREOCUPAR A CRIANÇA
5 RECEITAS DE SOPAS NUTRITIVAS PARA A FAMÍLIA TODA
COMO PROTEGER AS CRIANÇAS CONTRA A DENGUE
CAMPANHA DO AGASALHO 2019 FOCA NAS CRIANÇAS
CINCO PASSOS PARA DAR LIMITES ÀS CRIANÇAS
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA ARRAIAL JUNINO
4 RECEITAS PARA CELEBRAR SÃO JOÃO COM AS CRIANÇAS
VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E INTERAÇÃO SOCIAL
POR QUE BRINCAR É TÃO ESSENCIAL?
VOCÊ JÁ ABRAÇOU O SEU FILHO HOJE?
Fale conosco
Central de atendimento Estação Criança
X