,.
 

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

27/05/2020

Neste ano a ideia é ressaltar a importância da atividade infantil durante pandemia

Anualmente, ocorre no Brasil a Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância. A Estação Criança, por acreditar na importância do "brincar" para as crianças, inclusive já participou da ação em anos anteriores.

Neste ano, devido à pandemia, está ocorrendo uma semana diferente. Iniciada em 23, ela segue até dia 31 de maio e traz, na 11ª edição, a importância da atividade dos pequeninos durante a pandemia do novo coronavírus. A mobilização tem como tema “Brincar entre o céu e a terra”.

O que fazer, então, quando está em vigor a recomendação de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus? É tempo de se reinventar e pensar em novas formas de promover o brincar, ato fundamental para o desenvolvimento e elaboração de hipóteses do mundo por crianças.

Pensando em maneiras de promover uma Semana Mundial do Brincar diferente, a Aliança pela Infância sugere 12 dicas de atividades que podem se unir às suas próprias criações. Quem quiser, pode inclusive postar fotos ou vídeos das suas iniciativas utilizando as hashtags #semanamundialdobrincar #SMB2020 #brinqueemcasa, como forma de inspirar uns aos outros.

1. Contação de histórias em lives

Uma das atividades que sempre marca presença nas SMBs são as rodas de contação de histórias. Se esse ano não é possível estar junto fisicamente, que usemos a tecnologia para fazer a voz chegar. Qualquer adulto que tenha uma mínima habilidade em contagiar as crianças com suas leituras pode organizar uma live pelo Youtube, Instagram, Facebook ou até mesmo usando ferramentas de teleconferência. Confira alguns exemplos nos links abaixo:

– Fafá Conta (YouTube e Instagram); 

– Mãe que lê (Instagram);

– Camila Genaro (Instagram e Facebook);

– Mais um ponto, mais um conto (Facebook).

2. Narrações de histórias da família

Não é apenas em lives que podem acontecer momentos especiais de compartilhar histórias com as crianças. A história daquele bisavô que veio do outro continente, aquela tia que criava borboletas ou sobre como o avô e a avó se conheceram pode ganhar contornos muito especiais em uma contação com encenações e muitos tons de voz, além do carinho de ser contada por quem está com as crianças. Pode ser uma história de família ou dos livros infantis que os adultos ouviam quando eram crianças.

3. Rodas de conversas com colegas de sala, do bairro ou do prédio

O fechamento de escolas na maioria das cidades brasileiras afetou enormemente a rotina das crianças. Se antes tinham horário para acordar, comer e ir para a escola, hoje fica mais difícil manter tudo nos eixos. A saudade da rotina – fundamental para as crianças – mistura-se à saudade dos colegas. Por isso, por que não organizar uma roda de conversa de crianças em ambiente virtual? Assim, é possível que elas próprias troquem ideias de atividades, conversem, façam suas reflexões sobre o momento e matem um pouco das saudades. Mas vale lembrar: a tecnologia exige sempre a mediação de um adulto. Você pode terminar a atividade sugerindo que, após sair das telas, as crianças brinquem livremente com as ideias de atividade que surgiram no bate-papo. 

4. Novos formatos: discussão de podcasts para crianças

Estimular os sentidos e apresentar novas formas de conteúdo para as crianças também é uma ideia de atividade a ser aproveitada nesse período. O Coisa de Criança é um podcast criado para explicar a crianças curiosas sobre como as coisas funcionam. A produção responde algumas perguntas como porque o mar é salgado, de onde vem as ondas, de onde vem os raios e trovões e outros. O E se…podcast fala de crianças e para crianças sobre assuntos como escutar pensamentos, videogames, voltar no tempo, extinção dos dinossauros e muitos outros. Uma possibilidade é combinar uma escuta seguida de discussão sobre o tema

5. Ciência em casa

Que tal se inspirar em canais populares, como o Manual do Mundo, para realizar experiências científicas com as crianças? As ideias vão muito além dos vulcões que entram em erupção, e incluem fazer um microscópio com a lente do celular, um estilingue de minifoguete e até coisas mais simples, como estampar uma camiseta com giz de cera. O blog Apenas Mãe, já relatado pela Aliança pela Infância neste link, também dá dicas de experiências, brinquedos e atividades que podem ser feitas com materiais que todo têm em casa, como esponja de lavar louça, fita crepe, garrafas pet e até mesmo a tampa de embalagens de lenços umedecidos. 

6. Aposte em nichos para realizar encontros online 

Se as rodas de conversa valem para as crianças, com os adultos não seria diferente. Aqui vale colocar a imaginação para funcionar e apostar nos nichos: crie reuniões online, bate-papos descontraídos e até mesmo palestras com grupos de alunos de pedagogia, mães e pais que se encontravam no parquinho do prédio, professoras da educação infantil e muito mais. A ideia é não parar por conta da quarentena e dar continuidade às discussões sobre os direitos da infância e o que é necessário para que crianças tenham uma infância digna.

7. Truques de mágica

Há crianças que ficam fascinadas com o mundo das mágicas. E hoje em dia, a Internet traz uma série de vídeos que apresentam truques relativamente fáceis para as crianças aprenderem a fazer. Supervisionadas por um adulto, as crianças podem conferir os vídeos, treinar algumas vezes e depois apresentar para os familiares que estão com elas dentro de casa. Se der certo e a criança estiver feliz com a brincadeira, quem sabe se anima a gravar vídeos para os amigos e familiares com seu “show de mágica”? A criança pode improvisar cartola e capa com materiais que tem em casa e a farra será completa! Confira alguns truques aqui:

* Tempo Junto

* Blog da Leiturinha

8. Coreografia: criação, ensaios e apresentação

Dançar diverte, faz bem para a saúde e conecta. E nunca sai de moda. Uma sugestão de brincadeira envolvendo dança e tecnologia para aproximar amigos que estão distantes é a criação de uma coreografia conjunta. A ideia é a seguinte: o grupo faz um encontro virtual para definir música e passos da coreografia. Com os “detalhes” combinados, todos terão um tempo para ensaiar a coreografia para fazer a “apresentação” alguns dias depois, todos conectados e com as respectivas plateias assistindo, filmando e aplaudindo! Claro que no primeiro encontro do grupo após o período de isolamento, vai ter celebração com uma apresentação ao vivo! 

9. Veia artística

Desenhar, pintar, esboçar histórias em quadrinhos, desenhar letras à mão (lettering). Todas essas atividades manuais são ótimas maneiras de expressar ideias e sentimentos. E se a Semana Mundial do Brincar se transformar na semana de arte dentro da sua casa, com direito a exposição das criações pela casa e transformação de alguns cantinhos com “obras” autorais?  A Faber-Castell oferece uma série de cursos gratuitos para os níveis básico, intermediário e avançado.

10.Festival cultural em “versão caseira”

Que tal reunir virtualmente seu grupo para criarem poesias, histórias ou músicas em conjunto? Vale misturar gente de várias idades, como os pais, primos, tios e avós, vale com a turma da classe, o pessoal do prédio. A ideia é escolher um tema principal e, num encontro virtual, irem desenvolvendo juntos a “produção”. É uma forma de juntar pessoas queridas, colocar a criatividade para fora, expressar ideias e sentimentos, conhecer os gêneros preferidos de cada um, dar boas risadas e ainda descobrir “talentos” individuais.

11. Gastronomia

Influenciadores da área de gastronomia podem propor aos seus seguidores mirins que criem cadernos de receita durante a quarentena. Vale fazer um caderno para as receitas especiais da família, pesquisando a partir da história dos antepassados, anotando, ilustrando e testando as receitas; vale fazer com os melhores amigos, cada um compartilhando com o grupo sua receita favorita. A única regra é: cozinhar para aproximar, divertir e sentir! 

Fonte: Aliança pela Infância

 

NOSSO RETORNO FOI TRANQUILO E ESPECIAL
COMO PREPARAR A CRIANÇA PEQUENA PARA A VOLTA ÀS AULAS
O QUE NOSSAS CRIANÇAS PERDERAM DURANTE A PANDEMIA?
AS CRIANÇAS E OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS ONLINE
CUIDADOS ESPECIAIS COM AS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA
BRINCADEIRAS DE SÃO JOÃO PARA FAZER EM CASA
MANEIRAS DE CONTRIBUIR PARA UMA INFÂNCIA SEM RACISMO
SUGESTÕES DE FILMES PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
5 LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O CORONAVÍRUS
O SONO DA CRIANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DICAS PARA APROVEITAR A QUARENTENA EM FAMÍLIA
VACINA DA GRIPE PARA CRIANÇAS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PÚBLICA
CORONAVÍRUS: CUIDADOS COM O USO DE MÁSCARAS POR CRIANÇAS
DICAS DE COMO COMEMORAR O DIA DAS MÃES NA QUARENTENA
O ISOLAMENTO SOCIAL E A SAUDADE DOS AVÓS
OMS PROMOVE A SEMANA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO
CANAIS ONLINE COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS
10 ATIVIDADES COM LIVROS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS
DICAS PARA LIDAR COM A BIRRA DURANTE A QUARENTENA
ATIVIDADES E EXERCÍCIOS PARA A CRIANÇA FAZER EM CASA
DICAS PARA DECORAR A CASA PARA A PÁSCOA
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PÁSCOA
LIVROS INFANTIS QUE PODEM AJUDAR A CRIANÇA A LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS
ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR A IMUNIDADE DAS CRIANÇAS
RECADO DA PSICÓLOGA DA ESTAÇÃO CRIANÇA
DICAS PARA CONCILIAR O HOME OFFICE COM OS FILHOS
COMO PASSAR O TEMPO COM AS CRIANÇAS DURANTE O ISOLAMENTO
CORONAVÍRUS: COMUNICADO OFICIAL
ANIMAIS AJUDAM A DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS NAS CRIANÇAS
COMO PREPARAR AS CRIANÇAS PARA O FUTURO
COMO AJUDAR A CRIANÇA A DORMIR NO PRÓPRIO QUARTO
SAIBA COMO SE PROTEGER DE DOENÇAS VIRAIS
DICAS PARA ALIVIAR A ANSIEDADE NAS CRIANÇAS
ADAPTAÇÃO E READAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIVERSAS ATIVIDADES MARCAM O PERÍODO DE FÉRIAS
OPÇÕES PARA CURTIR O CARNAVAL COM AS CRIANÇAS
COMO AJUDAR A CRIANÇA A LIDAR COM A TIMIDEZ
OS RABISCOS E A LINGUAGEM SECRETA DAS CRIANÇAS
ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS
IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA CADA FASE
COMO AJUDAR SEU FILHO A PARAR DE ROER AS UNHAS
ESTRATÉGIAS QUE AJUDAM A CRIAR FILHOS MAIS RESPONSÁVEIS
DICAS PARA TIRAR A MAMADA DA MADRUGADA
O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM QUANDO COMPARTILHAM
DICAS DE METAS PARA AS CRIANÇAS NO ANO DE 2020
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE MENTIRA E IMAGINAÇÃO?
O QUE A CRIANÇA PODE APRENDER INDO À PRAIA
COISAS QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVEM SABER
3 RECEITAS RÁPIDAS PARA O CAFÉ DA MANHÃ
4 IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL EM PORTO ALEGRE
DICAS PARA ALIVIAR O CALOR DAS CRIANÇAS NO VERÃO
CONHEÇA OS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2019
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA
QUANDO A CRIANÇA PRECISA IR NO FONOAUDIÓLOGO
ESTAÇÃO CRIANÇA APRESENTA O ESPETÁCULO O PEQUENO PRÍNCIPE
BENEFÍCIOS QUE ANDAR DE BICICLETA TRAZ ÀS CRIANÇAS
DICAS PARA INCLUIR AS CRIANÇAS NOS PREPARATIVOS DE NATAL
COMO SABER SE É A HORA CERTA DE TIRAR A FRALDA?
9 INFORMAÇÕES VALIOSAS SOBRE VACINAÇÃO INFANTIL
FRASES QUE TRANSMITEM VALORES ÀS CRIANÇAS
DICAS QUE VISAM COMBATER O RACISMO NA INFÂNCIA
O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER COM O PEQUENO PRÍNCIPE
COMO ENSINAR GENTILEZA ÀS CRIANÇAS
VOCÊ SABE POR QUE A PRIMEIRA INFÂNCIA É TÃO IMPORTANTE?
COMO LIDAR COM A TRISTEZA DAS CRIANÇAS
65ª FEIRA DO LIVRO MOVIMENTA PORTO ALEGRE
O MEDO DAS CRIANÇAS DE ACORDO COM A IDADE
9 DICAS PARA AJUDAR NA HORA DO DESFRALDE
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA DIVERSAS AÇÕES ALUSIVAS AO DIA DAS CRIANÇAS
A RELAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM A FELICIDADE DAS CRIANÇAS
A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO ENTRE PROFESSOR E CRIANÇA
MANTENHA VIVA A CRIANÇA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ
SUGESTÃO DE LUGARES PARA IR NO DIA DAS CRIANÇAS
O PODER DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS
DÚVIDAS COMUNS SOBRE O SARAMPO
ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS
DICAS PARA CURTIR AO MÁXIMO A PRIMAVERA COM AS CRIANÇAS
FESTA FARROUPILHA MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA
REINO GRANDE DO SUL ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVA COLEÇÃO
COMO ENSINAR CIDADANIA AOS PEQUENOS
CONHEÇA 5 BIBLIOTECAS COM LIVROS PARA CRIANÇAS EM PORTO ALEGRE
BRINCAR NA NATUREZA FAVORECE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
O PAPEL DAS VITAMINAS NO CARDÁPIO DAS CRIANÇAS
VAMOS FALAR SOBRE FEBRE?
POEMAS SOBRE FELICIDADE PARA ENCANTAR AS CRIANÇAS
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA MAIS UM SARAU
ELOGIOS QUE AJUDAM A MELHORAR A AUTOESTIMA DA CRIANÇA
CUIDADOS COM A HIGIENE BUCAL DE BEBÊS E CRIANÇAS
A IMPORTÂNCIA DA ARTE, DA MÚSICA E DA POESIA PARA AS CRIANÇAS
5 COISAS QUE PODEM MUDAR QUANDO VOCÊ SE TORNA PAI
BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A VISÃO DAS CRIANÇAS
JEITOS DIFERENTES DE BRINCAR COM MASSINHA
AGOSTO DOURADO INCENTIVA A AMAMENTAÇÃO
6 MOMENTOS VALIOSOS ENTRE AVÓS E NETOS
VAMOS FALAR SOBRE RECICLAGEM?
SAIBA COMO A AMIZADE AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS
POR QUE BRINCAR, IMAGINAR, CRIAR E PENSAR É IMPORTANTE?
COMO MANTER SEU FILHO QUENTINHO E SEGURO NO FRIO
AS TROCAS FONOLÓGICAS MAIS COMUNS NA INFÂNCIA
RESFRIADO X ALERGIA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
QUESTÕES DO MUNDO REAL QUE PODEM PREOCUPAR A CRIANÇA
5 RECEITAS DE SOPAS NUTRITIVAS PARA A FAMÍLIA TODA
COMO PROTEGER AS CRIANÇAS CONTRA A DENGUE
CAMPANHA DO AGASALHO 2019 FOCA NAS CRIANÇAS
CINCO PASSOS PARA DAR LIMITES ÀS CRIANÇAS
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA ARRAIAL JUNINO
4 RECEITAS PARA CELEBRAR SÃO JOÃO COM AS CRIANÇAS
VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E INTERAÇÃO SOCIAL
POR QUE BRINCAR É TÃO ESSENCIAL?
VOCÊ JÁ ABRAÇOU O SEU FILHO HOJE?
Fale conosco
Central de atendimento Estação Criança
X