CUIDADOS COM A HIGIENE BUCAL DE BEBÊS E CRIANÇAS


Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 15

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 15

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 16
Comentários 14/08/2019

Muitos pais possuem diversas dúvidas sobre como cuidar dos dentes dos pequenos nos primeiros anos de vida. Os cuidados com a boca dos filhos devem começar logo cedo. Para as crianças que mamam exclusivamente no peito, o ideal é que a higiene passe a ser feita logo quando surge o primeiro dentinho, por volta dos seis meses. Já as que tomam fórmulas lácteas podem precisar da limpeza oral mesmo antes disso, quando a gengiva ainda está lisa.

A diferença ocorre por conta da composição dos dois alimentos, já que o leite materno tem propriedades que impedem o aparecimento de bactérias que causam cáries e preservam a saúde bucal.

No caso dos bebês que tomam fórmula, os pais podem usar uma gaze ou luva de tecido para remover resíduos das mamadas. Para os pequenos em aleitamento exclusivo, a escovação deve ser feita duas vezes ao dia quando houver dentinhos, com acessórios adequados para a idade.

Como fazer a higiene

É recomendado que o bebê fique de costas para o adulto, com a cabeça voltada para frente, para dar sustentação. A escova deve fazer movimentos circulares nas partes frontal e traseira dos dentes, e de vai e volta na porção de cima. Depois, dá para enxaguar, mas não é necessário. Como a pasta utilizada é pouca — cerca de um grão de arroz cru — não há problema que permaneça na boca do bebê.

Quando os dentes estiverem presentes em maior quantidade, um encostando no outro, o fio dental deve entrar em cena, sempre aplicado pelos pais. Alguns sinais indicam que a higienização não está sendo feita como deveria, como inchaço e vermelhidão na gengiva e manchinhas esbranquiçadas no dente.

Melhor do que esperar eles aparecerem é prevenir. O ideal é visitar o odontopediatra ainda na gravidez, por volta da 22ª semana de gestação, para receber orientações sobre cuidados além da higiene. Depois disso, a primeira visita ao consultório deve ser marcada quando o dentinho de estreia despontar.

Fazendo as compras

Escolher os produtos para manter o sorriso dos pequenos pode ser difícil, pois há muitas opções no mercado. Nem tudo, entretanto, é necessário ou eficaz para a limpeza. É o caso das dedeiras, por exemplo, que só servem para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes.

Separamos abaixo alguns exemplos para ajudar na busca!

Luva para limpeza

Algumas marcas possuem uma luva para limpeza, modelo que substitui a gaze na limpeza da boca ainda banguela. Mas atenção: esse produto só é indicado só para bebês ainda sem dentes que fazem uso de fórmula láctea.

Escova de dentes para bebês

Elas devem ter o tamanho adequado para a idade — geralmente está indicado no rótulo — e cerdas macias, porém resistentes, para que não soltem durante a limpeza. O ideal é que as pontas sejam arredondadas para evitar lesões. Alguns modelos são também massageadores, que agem para aliviar a pressão provocada pelo nascimento dos primeiros dentinhos, e vêm com trava de segurança para impedir que a ponta chegue muito fundo na boca.

Que pasta de dente usar

É aconselhável que ela tenha flúor, que é importante para prevenir o aparecimento de cáries. O segredo é usar com parcimônia, cerca de um grão de arroz cru, até os 4 anos de idade.  Essa quantidade é segura, não oferece riscos ao bebê.

Com informações de Adriana Mazzoni, odontopediatra do Grupo de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Fonte: Bebê/Abril


Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 26

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 26

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 27
Fale conosco
Central de atendimento Estação Criança
X