COMO ENSINAR CIDADANIA AOS PEQUENOS


Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 15

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 15

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 16
Comentários 12/09/2019

Exercer a cidadania no dia a dia é fundamental para um bom convívio social. Mas o que é cidadania? Nos termos da lei, entende-se cidadania como o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo em sociedade. Para além desse conceito, a cidadania tem grandes implicações sociais e emocionais. Também usamos essa palavra para definir uma forma de falar e agir que respeite todos ao redor e não cause nem desconforto nem exclusão.

Cidadania para crianças: Por que ensinar esse valor é importante?

A infância é a idade em que mais se aprende a enxergar, entender e agir para com todas as pessoas e o mundo. O entendimento de que o contato humano é baseado em trocas (de palavras, sinais, mensagens, o que for) está começando a tomar forma.

Portanto, se desde esse primeiro contato com tudo isso a criança já aprende que pode machucar um colega ao dizer algo impensado ou atrapalhar muitas outras crianças com uma atitude egoísta, fica mais fácil evitar essas ações em todo o restante da vida.

Afinal de contas, é mais fácil aprender da maneira correta do que corrigir vícios de linguagem e comportamentos inadequados que já se tornaram enraizados quando adultos.

Dicas para ensinar cidadania

Entretanto, diante do mundo em que vivemos este é um desafio e tanto. Então, o que os pais devem fazer para ensinar cidadania para as crianças? Veja abaixo 5 dicas para te ajudar nesta missão:

Ensine pelo exemplo

Já dizia o filósofo Sêneca, “o homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo”.

O primeiro fator e o mais importante para tornar os filhos um bom cidadão é o exemplo. Está mais do que provado que as crianças aprendem mais por observar e imitar o que os adultos fazem, do que pelos conselhos que são dados.

Ensine em casa

Por mais que a escola tenha suas responsabilidades, o papel primário de educar os filhos é dos pais e esta atividade não deve ser delegada para ninguém. Além de ensinar pelo exemplo, oriente o seu filho, amplie as suas interações e veja como ele vai se comportando. A ideia é que ao aprender ele aplique e repasse para os irmãos e colegas.

Ouça o seu filho

O quanto você conversa com o seu filho? Você pede a sua opinião? E quando ele conversa com você, como você reage? Respeita a sua opinião? Para tornar o seu filho cidadão, é necessário que ele aprenda a conviver com o diferente, com a divergência, e aprenda a argumentar. E este primeiro passo deve partir de você.

Deixe todos participarem das decisões em casa

Diversas decisões cotidianas podem ter a participação da família. Por exemplo, onde vão passar as férias? O que irão fazer no final de semana? Qual filme vão assistir no cinema? Quais tarefas domésticas cada um irá fazer? Quando as crianças participam das decisões elas aprendem a colaborar e a aceitar quando o voto é democrático e vai contra a sua opinião — algo que precisam saber lidar desde cedo.

E você, já coloca essas dicas em prática? O que mais você faz para ajudar a ensinar cidadania para as crianças? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Fonte: Leiturinha e A Barata Diz q tem


Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 26

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 26

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/estacaocriancars/public_html/modulos/blog/noticia.php on line 27
Fale conosco
Central de atendimento Estação Criança
X