A MÚSICA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS

0 Comentários 03/11/2017

As crianças que têm contato com a música podem se desenvolver com mais facilidade 

A música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. Logo que nasce, é comum a mãe ou o pai estimular o bebê com objetos musicais, chocalhos e outros instrumentos que emitem som.

A Estação Criança entende a importância da música para o desenvolvimento dos bebês e das crianças, incluindo aulas de música e apresentações musicais no currículo escolar e entre as suas atividades, anualmente, realiza um Sarau Musical, que este ano foi apresentado na noite de 25 de outubro.

É cientificamente comprovado que crianças que tocam um instrumento ou possuem algum aprendizado nesse segmento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.

Fala, dicção e coordenação motora são apenas algumas das características próprias que as crianças podem desenvolver com mais facilidade quando tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo.

Musicalização

No livro “A Alegria de Ensinar”, o escritor e cronista Rubem Alves diz: “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a música”.

Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização.

A musicalização infantil pode anteceder os estudos direcionados a um instrumento, mas não é necessário passar por ela para depois aprender a tocar algo. O que acontece é que nesse ambiente as crianças fazem uma imersão em diferentes sons, ritmos e melodias e têm contato com brinquedos como apitos e chocalhos até itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violão, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.

Expressão corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde.

A expressão corporal também pode ser trabalhada de forma terapêutica. A musicoterapeuta Lauane Ramos explica que essa especialidade é indicada para todos os tipos de patologias, pacientes com autismo, síndrome de down, falta de atenção, depressão, e até mesmo para pessoas em coma. “Alguns pacientes ouvem músicas específicas para trazer à tona determinadas sensações do cérebro, outros compõem canções para expressar o que sentem ou fazem exercícios específicos para treinamento de foco”, explica Lauane.

Coordenação motora

Você pode até achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas.

Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mãos executem diferentes ações ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenação motora vai se aprimorando com o tempo. É uma conquista que a criança alcança sozinha, com o esforço e trabalho dela.

Foco

No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação. Dessa forma, a música pode beneficiar as crianças que têm dificuldade de atenção.

Contato com outras culturas

A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é benéfica para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Instrumentos de percussão como o bongô, o atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir a criança nos estilos de sons africanos e cubanos. Ensinar às crianças sobre a origem dos instrumentos, por exemplo, é uma forma de fazê-las criar empatia por outros povos.

Criatividade

Um dos principais alicerces da música é a criatividade. Cartola não tinha nenhum conhecimento de teoria musical quando compôs a canção “O Mundo é um Moinho”, uma das mais bonitas do repertório brasileiro. Já os músicos da banda britânica Queen tinham muito conhecimento musical, mas não contavam com muitos recursos tecnológicos nos anos 80 e gravaram as vozes dos seus quatro integrantes inúmeras vezes para passar a impressão de que haviam muitas pessoas cantando “Bohemian Rapsody”. Tudo na base de muita criatividade e conhecimento de suas capacidades.

Estimular as crianças, desde cedo, a criarem arranjos, composições e improvisações é uma ótima forma de explorar a criatividade dos pequenos.

Memória

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, líder do estudo, alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essas crianças desenvolvessem a memória  mais rápido que outras.

Desenvolvimento da linguagem

Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai armazenando palavras ao seu domínio. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases.A dicção também é um aspecto que pode ser aprimorado por meio da música.

Contato com matemática

O matemático Pitágoras é considerado pela ciência um pesquisador de música. Seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.  

A experiência de Pitágoras é uma das muitas que provam que a música está diretamente ligada com a matemática. Nesse caso, certamente aqueles que a estudam desenvolvem maior capacidade de aprendizado dessa matéria.

Portanto, os benefícios que a música proporciona às crianças são inquestionáveis.

Fonte: Pais & Filhos

DESTAQUES

SELEÇÃO DOS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2018
PESQUISA APONTA QUE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ESTÁ ABAIXO DO RECOMENDADO
COMO ESTIMULAR A FALA DAS CRIANÇAS
JARDINS REALIZAM APRESENTAÇÃO DE TEATRO
DICAS PARA ALIVIAR OS ENJOOS DURANTE AS VIAGENS
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ASMA
COMO ENSINAR SEU FILHO A SER MAIS GENTIL
CRIAR CRIANÇAS AUTÔNOMAS E INDEPENDENTES FAVORECE A AUTOESTIMA
A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS PARA AS CRIANÇAS
4 ATIVIDADES MANUAIS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS
COMO DRIBLAR OS EFEITOS DO HORÁRIO DE VERÃO NA ROTINA DAS CRIANÇAS
PRECISAMOS FALAR SOBRE LUTO
CRIANÇA CRIATIVA: CINCO MANEIRAS DE CRIAR UMA
COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A ANDAR DE BICICLETA
ANSIEDADE INFANTIL: CONHEÇA 3 SINAIS DE ALERTA
O CONTATO COM A NATUREZA E OS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS
EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE MUDA COM A BNCC
DICAS DE PRAÇAS E PARQUES GAÚCHOS PARA LEVAR AS CRIANÇAS
O CONTATO DAS CRIANÇAS COM A MÚSICA E SEU IMPACTO POSITIVO NO FUTURO
O ENCANTO DAS CRIANÇAS PELOS CONTOS DE FADAS
7 PASSOS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO INFANTIL
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA SARAU FARROUPILHA
BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PRIMAVERA
VOCÊ SABE SE SEU FILHO É CANHOTO OU DESTRO?
COMO ENSINAR O SEU FILHO A TER PACIÊNCIA
EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A MEMÓRIA DOS PEQUENOS
COMO NOTAR PROBLEMAS DE VISÃO EM CRIANÇAS
A SAÚDE DAS CRIANÇAS E AS MUDANÇAS DE TEMPERATURA
5 DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A PARAR DE FAZER XIXI NA CAMA
COMO FORMAR UMA CRIANÇA OTIMISTA
A IMPORTÂNCIA DOS TIOS NA VIDA DAS CRIANÇAS
5 BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A HORA DA LEITURA
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA SÓ QUER COLO
O QUE O SEU FILHO LEVA PARA A VIDA TODA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MANHÃ DE SÁBADO DEDICADA AOS PAIS
12 DICAS PARA AJUDAR NA AMAMENTAÇÃO
O QUE SEU FILHO PROCURA QUANDO ESTÁ ONLINE
DIA DOS AVÓS ESPECIAL NA ESTAÇÃO CRIANÇA
BRINCADEIRAS PARA SE DIVERTIR NO INVERNO
AS CRIANÇAS E SEUS PRIMEIROS AMIGOS
PORQUE WEBFÓLIOS PARA A AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA ESCOLA ESTAÇÃO CRIANÇA?
VAMOS FALAR SOBRE SARAMPO?
8 TRUQUES PARA TRANSFORMAR SEU FILHO NUM AMANTE DOS LIVROS
COMO O SEU FILHO REAGE QUANDO PERDE?
CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESENVOLVER O CÉREBRO DAS CRIANÇAS
VOCÊ SABE O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA FALA ERRADO?
COMO LIDAR COM O CIÚME ENTRE IRMÃOS
BRINCADEIRAS PARA FAZER EM ÉPOCA DE COPA DO MUNDO
SAIBA COMO CUIDAR DA SAÚDE DAS CRIANÇAS NO FRIO
SEU FILHO CHUPA O DEDO?
6 PRINCÍPIOS QUE APRENDEMOS COM O FUTEBOL
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA SUA TRADICIONAL FESTA JUNINA
COMO MEDIAR A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS LIVROS?
RECEITAS FÁCEIS DE FESTA JUNINA PARA FAZER COM A CRIANÇADA
VOCÊ CONHECE A SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA?
DEIXE A CRIANÇA BRINCAR
DICAS PARA PAIS E MÃES QUE DESEJAM ADOTAR UM FILHO
CAIXA DA NATUREZA: UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS
ESTAÇÃO CRIANÇA ENGAJADA NO MÊS DO BRINCAR
8 FILMES INFANTIS PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA
CAFÉ DA MANHÃ PARA AS MÃES
UMA MANHÃ ESPECIAL DE DIA DAS MÃES
6 HABILIDADES QUE TODAS AS MÃES TÊM
VAMOS ENSINAR SUSTENTABILIDADE PARA AS CRIANÇAS?
5 RAZÕES PARA LER PARA SEU FILHO
MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
ALUNOS PARTICIPAM DE PASSEIO EM TRILHA ECOLÓGICA
A DISCIPLINA E O APRENDIZADO QUE ELA TRAZ AO SEU FILHO
COMO ADAPTAR O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO À CHEGADA DO BEBÊ
O TEATRO E OS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
4 DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO INFANTIL
COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS DE AUTISMO
7 IDEIAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PÁSCOA
PAIS E ALUNOS PARTICIPAM DO EVENTO DE PÁSCOA
A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA NA INFÂNCIA
8 DIREITOS DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
SBP PUBLICA GUIA SOBRE SAÚDE ORAL
O EQUILÍBRIO ENTRE O SIM E O NÃO
SAIBA COMO APROXIMAR MENINOS E MENINAS
7 DICAS PARA A CRIANÇA PERDER O MEDO DE IR AO MÉDICO
BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA AS CRIANÇAS
CONHEÇA AS RAZÕES QUE LEVAM O SEU FILHO A CHORAR EM CADA FASE
BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO
NOVA PLATAFORMA ONLINE DA SBP AJUDA A TIRAR DÚVIDAS DOS PAIS
VOLTA ÀS AULAS: 8 DESENHOS SOBRE O TEMA
SEU FILHO É MUITO MEDROSO?
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL EM PORTO ALEGRE
ANIMAÇÕES INDICADAS AO OSCAR PARA ASSISTIR COM OS PEQUENOS
SEU FILHO VAI PARA A ESCOLA PELA PRIMEIRA VEZ?
DESCUBRA SE SEU FILHO ESTÁ COM O PESO INDICADO
INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERGIA AO LEITE?
PISCINA: COMO EVITAR A OTITE EM CRIANÇAS
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS DENTES DO BEBÊ E DA CRIANÇA
VAMOS FALAR SOBRE FEBRE AMARELA?
ALGUMAS DICAS PARA A HORA DO DESFRALDE
ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE PROTEÇÃO SOLAR EM CRIANÇAS
VOCÊ SABE O QUE LEVAR NAS VIAGENS COM CRIANÇAS?
8 ATIVIDADES PARA ACALMAR AS CRIANÇAS
4 RECEITAS DE PICOLÉS COM FRUTAS
COMO O CELULAR E O TABLET AFETAM O SONO DA CRIANÇA
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO VERÃO
VAMOS CANTAR COM AS CRIANÇAS?
4 IDEIAS DIFERENTES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA ÉPOCA DO NATAL
QUAIS VALORES VOCÊ PRIORIZA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS?
COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A NÃO TER PRECONCEITO
SHOPPINGS DA CAPITAL TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL
ESTAÇÃO CRIANÇA APRESENTA SEU ESPETÁCULO DE NATAL
COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A NADAR
A IMPORTÂNCIA DOS DINDOS E DAS DINDAS
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA TEM TIQUE?
4 ATIVIDADES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS
RECEITAS NUTRITIVAS E SABOROSAS PARA PREPARAR EM FAMÍLIA
SEU FILHO SABE ESPERAR?
ACELERAR A ROTINA DAS CRIANÇAS CAUSA ANSIEDADE?
A MÚSICA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
5 LIVROS QUE AJUDAM A EXPLICAR A MORTE ÀS CRIANÇAS
​VAMOS FALAR SOBRE BULLYING?
5 DICAS PARA ADAPTAR AS CRIANÇAS AO HORÁRIO DE VERÃO
MEU FILHO NÃO QUER COMER
3 DICAS PARA GUARDAR OS DESENHOS DAS CRIANÇAS
VOCÊ SABE A HISTÓRIA DO DIA DAS CRIANÇAS?
CRIANÇA PRECISA BRINCAR
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS
ANIMAIS PROMOVEM HABILIDADES SOCIAIS E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS
3 ERROS QUE COMETEMOS QUANDO O DENTE ESTÁ MOLE
A RELAÇÃO DO SORRISO COM O APRENDIZADO
A SAÚDE DA CRIANÇA NA PRIMAVERA
ENSINE SEU FILHO A SER SOLIDÁRIO
HÁBITOS INFANTIS QUE INFLUENCIAM NA VIDA ADULTA
4 HISTÓRIAS INFANTIS QUE PASSAM ENSINAMENTOS PARA TODA A VIDA
OS BENEFÍCIOS DE TER IRMÃOS
6 MOTIVOS PARA SEU FILHO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

10 DICAS PARA AUMENTAR A ENERGIA DAS MAMÃES

VAMOS FALAR SOBRE CATAPORA?

COMO FAZER A TRANSIÇÃO DO FILHO PARA A PRÓPRIA CAMA SER TRANQUILA

TECNOLOGIA X BIRRA: ESTUDO APONTA A RELAÇÃO

IDEIAS PARA CONECTAR CRIANÇAS E ADULTOS À NATUREZA

7 POEMAS PARA LER COM AS CRIANÇAS

10 IDEIAS PARA TER MAIS TEMPO DE QUALIDADE COM OS FILHOS

UMA MANHÃ ESPECIAL PARA OS PAIS

PEDIATRAS LANÇAM MANUAL PARA ESTIMULAR A ATIVIDADE FÍSICA

3 FORMAS DE ENSINAR SEU FILHO SOBRE ESTRANHOS

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE NETOS E AVÓS

VAMOS MONTAR UM CANTINHO DA LEITURA EM CASA?

QUE TAL INCENTIVAR A AMIZADE ENTRE AS CRIANÇAS?

SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO A VENCER OS MEDOS

4 EXCESSOS DA EDUCAÇÃO MODERNA

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BRONQUIOLITE

6 SEGREDOS PARA TORNAR SEU FILHO ATENCIOSO E BONDOSO

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

VAMOS FALAR SOBRE VITAMINA C?

5 DICAS PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO

10 LOCAIS EM PORTO ALEGRE PARA CURTIR COM AS CRIANÇAS NO INVERNO

ARRAIAL MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA

COMO SURGIU A FESTA JUNINA?

6 PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO QUE NÃO DEVEM SER IGNORADOS 

SAIBA COMO INCENTIVAR O SEU FILHO A COMER FRUTAS

VAMOS FAZER UMA HORTA EM CASA COM AS CRIANÇAS?

9 FILMES INFANTIS SOBRE O MEIO AMBIENTE

AS 25 PALAVRAS MAIS COMUNS ENTRE CRIANÇAS DE 2 ANOS

O PODER DO ABRAÇO PARA AS CRIANÇAS

ESTAÇÃO CRIANÇA ENGAJADA NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

DESTROS E CANHOTOS: CONHEÇA AS DIFERENÇAS

QUAL O TIPO DE FAMÍLIA QUE FAZ UMA CRIANÇA FELIZ?

BRONQUITE X ASMA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

DIA DE HOMENAGENS ÀS MÃES NA ESTAÇÃO CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO HUMOR PARA AS CRIANÇAS

VOCÊ SABE O QUE É ESTOMATITE?

PRECISAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE INFANTIL

CRIANÇAS TÍMIDAS: 5 ATITUDES QUE OS PAIS DEVEM EVITAR

O QUE A CRIANÇA APRENDE AO ESCUTAR OU LER HISTÓRIAS

GRIPE: VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

3 ERROS DE DISCIPLINA QUE OS PAIS E AS MÃES COMETEM

TOCA DO COELHO MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA

AS CRIANÇAS E OS BENEFÍCIOS DO CONVÍVIO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?

COMO EDUCAR AS CRIANÇAS PARA O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

7 LIVROS QUE ABORDAM O TEMA CIRCO

COMO PREVENIR BEBÊS E CRIANÇAS DAS DOENÇAS DO OUTONO

SÍNDROME DE DOWN: COMO ESTIMULAR A FALA DESDE CEDO

9 BRINCADEIRAS ANTIGAS PARA SE DIVERTIR COM OS FILHOS

A MÚSICA E O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

AFINAL, O QUE É VIROSE?

RECEITAS FÁCEIS: CHIPS DE LEGUMES E FRUTAS

SEU FILHO É CARINHOSO?

VOCÊ SABE COMO FAZER O CPF E A IDENTIDADE DO SEU FILHO?

ALGUNS CUIDADOS COM A CRIANÇA NO CARNAVAL

9 DICAS PARA ADAPTAÇÃO OU READAPTAÇÃO ESCOLAR

4 LIVROS PARA AJUDAR A LIDAR COM A CHEGADA DE UM IRMÃO

FILHOS: A IMPORTÂNCIA DE SABER DIZER NÃO

PEQUENAS COISAS QUE DEIXAM AS CRIANÇAS FELIZES

COMO SABER SE SEU FILHO ESTÁ DESIDRATADO

O MEDO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

VAMOS FALAR SOBRE A FEBRE AMARELA?

COMO LIDAR COM A CRIANÇA QUE FALA PALAVRÃO

12 FORMAS DE INCENTIVAR A AUTOESTIMA NA INFÂNCIA

NOVIDADE PARA OS FÃS DA GALINHA PINTADINHA

BRINCADEIRAS COM ÁGUA PARA SE REFRESCAR NO VERÃO

7 CUIDADOS PARA TER UMA BOA VIAGEM DE CARRO COM AS CRIANÇAS

VAMOS FALAR SOBRE ANSIEDADE INFANTIL?

6 DICAS PARA CURTIR A PRAIA COM SEGURANÇA

AS CRIANÇAS E AS DOENÇAS MAIS COMUNS NO VERÃO

O QUE FAZER NO ÚLTIMO DIA DO ANO

ESPECIALISTAS APONTAM OS MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2016

VERÃO: 7 CUIDADOS BÁSICOS COM A PELE DA CRIANÇA

DICAS PARA ESTIMULAR A FALA DA CRIANÇA

3 RECEITAS DE NATAL PARA PREPARAR COM AS CRIANÇAS

VOLTA AO MUNDO EM UMA NOITE

SETE ATIVIDADES PARA FAZER EM FAMÍLIA

ELETRICIDADE: UM PERIGO PARA AS CRIANÇAS

MEU FILHO PRECISA USAR ÓCULOS?

DISCIPLINA: UMA QUESTÃO DE DOSAGEM

NA CASA DOS DINDOS

COMO LIDAR COM AS MENTIRAS DAS CRIANÇAS

O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM DIAS DE CHUVA

SE SUJAR MELHORA A IMUNIDADE

RIR É O MELHOR REMÉDIO

CONTATO COM A MÚSICA AJUDA A CRIANÇA NA ALFABETIZAÇÃO

LIVROS QUE AJUDAM A CRIANÇA A LIDAR COM A PERDA

ESTAÇÃO CRIANÇA CELEBRA O DIA DO SACI

QUANTO TEMPO SEU FILHO PERMANECE DIANTE DE ELETRÔNICOS?

DICAS PARA TIRAR A FRALDA DO SEU FILHO

5 DESENHOS INFANTIS SOBRE IGUALDADE

COMO FICA O SONO DAS CRIANÇAS NO HORÁRIO DE VERÃO?

4 ESTÍMULOS FUNDAMENTAIS PARA O SEU FILHO

O QUE FAZER NO DIA DAS CRIANÇAS EM PORTO ALEGRE

SEU FILHO TEM UM AMIGO IMAGINÁRIO?

AS CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO

INTRODUZIR A LEITURA DESDE CEDO ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

O CONVÍVIO ENTRE A CRIANÇA E O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

QUE TAL PREPARAR UM PIQUENIQUE COM AS CRIANÇAS?

VOCÊ INCENTIVA A AUTONOMIA DO SEU FILHO?

MEU FILHO ENGOLIU UM OBJETO. E AGORA?

4 PASSOS PARA LARGAR A CHUPETA E A MAMADEIRA

A CRIANÇA E A INTRODUÇÃO DO AÇÚCAR

PESQUISA APONTA QUE TER IRMÃO REDUZ RISCO DE OBESIDADE

O QUE É FELICIDADE?

CINCO OPÇÕES DE LANCHES SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS

COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS

MCDIA FELIZ ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO

VAMOS CONTAR HISTÓRIAS?

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM TODO

OS TIPOS DE PAIS E A FAMÍLIA MODERNA

9 DICAS DE COMO PREVENIR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

MEU FILHO NÃO COME, E AGORA?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE?

A INFLUÊNCIA DOS AVÓS NA EDUCAÇÃO DOS NETOS

ATENÇÃO, PAPAI E MAMÃE: VAMOS LARGAR O CELULAR?

4 PALAVRAS QUE CULTIVAM O VÍNCULO ENTRE PAIS E FILHOS

A AMIZADE NA INFÂNCIA

4 DICAS PARA AS CRIANÇAS SE VESTIREM SOZINHAS

O QUE OS BEBÊS ENTENDEM?

CRIANÇA PRECISA SER FELIZ

8 LUGARES COM ESPAÇO KIDS EM PORTO ALEGRE

SAIBA COMO SUPRIR A NECESSIDADE DE VITAMINA D NO INVERNO

COMO ESTIMULAR O AMOR E O RESPEITO ENTRE IRMÃOS 

INVERNO: VAMOS BRINCAR?

AUTISMO: ESPORTE É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

BRINCAR SEM BRINQUEDO É NECESSÁRIO

ESTAMOS ENLOUQUECENDO AS CRIANÇAS COM TANTOS ESTÍMULOS?

10 DICAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

VOCÊ SABE O QUE É INFANTOLATRIA?

8 DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A DORMIR SOZINHO

COMO LIDAR COM A CRISE DOS 2 ANOS

MOVIMENTO CELEBRA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

OS BENEFÍCIOS DO ABRAÇO

CRIANÇA COM TOSSE: O QUE FAZER?

PROJETO SUBSTITUI PRINCESAS E PRÍNCIPES POR PRENDAS E PEÕES

POR QUE ASSISTIR O COMEÇO DA VIDA?

VOCÊ SABE COMO SURGIU O DIA DAS MÃES?

CINCO SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS ENTRE MÃE E FILHOS

O QUE O SEU FILHO VAI SER QUANDO CRESCER?

VAMOS ESTIMULAR A GENEROSIDADE ENTRE AS CRIANÇAS?

QUANDO COMEÇA A FASE DO FAZ DE CONTA?

COMO CRIAR UM PEQUENO LEITOR

SEU FILHO É CHEIO DE MANIAS?

VOCÊ SABE O QUE É A GRIPE H1N1 E COMO SE PROTEGER?

5 MANEIRAS DE MOTIVAR O SEU FILHO

SAIBA COMO LIDAR COM A IMPACIÊNCIA DAS CRIANÇAS

7 DICAS PARA MELHORAR A IMUNIDADE DO SEU FILHO

AJUDE O SEU FILHO A ASSUMIR OS SEUS ERROS

UM REFÚGIO ESPECIAL EM MEIO À NATUREZA

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESTAÇÃO CRIANÇA