​VAMOS FALAR SOBRE BULLYING?

0 Comentários 26/10/2017

Será que existe bullying na educação infantil? Sim. Ele existe e pode ser evitado. Saiba como.

Você sabe o que é bullying? O termo bullying vem da expressão “bully”, em inglês, que significa “brigão” e refere-se a comportamentos agressivos e intencionais. São atitudes que se repetem com frequência entre as mesmas crianças, ou seja, não se aplica a um desentendimento isolado.

É considerada bullying a agressão entre pares, ou seja, entre alunos da mesma idade ou de idades semelhantes.

A prática de bullying não é uma invenção moderna, sempre existiu, mas apesar disso, ela vem recebendo mais atenção tanto da mídia quanto dos educadores nos últimos anos.

Conforme dados, 70% dos alunos brasileiros já sofreu bullying. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da organização não-governamental Plan International, que atua em 66 países garantindo a proteção da infância. O estudo foi feito com 12 mil crianças de seis estados.

O que agrava mais os casos, é que quase metade das vítimas não busca ajuda nem denuncia os agressores. É estimado 42% das crianças atingidas não falam sobre o problema nem mesmo com amigos e colegas, pelo menos é o que aponta a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).

 

Será que existe bullying na Ed. Infantil?

Você pode achar que por serem tão pequenas, crianças da Educação Infantil não se ofendem, gerando atitudes conhecidas como bullying. No entanto, especialistas alertam que a conduta inadequada pode ocorrer nessa fase também.

Portanto, ele existe, mas somente a partir dos 3 ou 4 anos de idade. Antes disso, é comum que os pequenos utilizem comportamentos agressivos simplesmente por estarem em desenvolvimento e não dominarem outras formas de expressão.

Até os dois anos de idade, os pequenos estão descobrindo o mundo através dos sentidos. Já percebeu como eles levam tudo à boca? Morder um colega, portanto, não é uma atitude violenta, e sim um reflexo natural.

Mesmo que realizados intencionalmente – em uma disputa pela atenção do professor ou dos pais, na tentativa de conseguir um brinquedo, motivos de estresse comuns nessa faixa etária – outros fatores que definem o bullying não se manifestam. Afinal, não há um alvo constante e nem uma discrepância na relação de poder entre as crianças.

É claro que o adulto presente deve desencorajar a briga e mostrar formas de resolver conflitos através da linguagem; ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para não supervalorizar a agressão e punir muito rigidamente os envolvidos, pois eles não compreendem que estão machucando alguém.

É apenas depois dos 3 anos que as crianças desenvolvem a socialização e o senso de “outros” – as pessoas ao seu redor não são mais todas iguais e elas começam a criar laços de amizade, formar grupos e mostrar afinidade com certos colegas. Consequentemente, é na mesma época que surgem os primeiros casos de discriminação, implicâncias e humilhações. A partir de então, elas já têm noção dos sentimentos alheios e podem ferir outras crianças intencionalmente.

 

Saiba como identificar o bullying

 

Os apelidos e xingamentos frequentes são a forma mais comum de bullying (mais da metade dos casos entra nessa categoria). Características físicas são reconhecidas e colocadas como rótulos: gordo, magro, baixinho, quatro-olhos, e assim por diante. Outras particularidades, como o atraso no desenvolvimento – quando uma das crianças não consegue realizar certas tarefas tão bem quanto seus pares -, também desencadeiam bullying. É o que acontece quando a turma repara que apenas um dos colegas não sabe comer sozinho, segurar o xixi ou amarrar os sapatos, e resolve lembrá-lo disso com frequência por meio de piadinhas.

Atente-se ainda à exclusão. As panelinhas estão se formando e certos alunos podem ficar de fora, sem chance de entrosamento. Violência física e fofocas são outras formas de bullying, mas menos comuns na Educação Infantil.

Preste atenção nos sinais

Caso as atitudes não sejam pegas em flagrante, há sinais de que uma criança pode estar sofrendo com o bullying: relutância em ir para a escola, queda de desempenho ou até mesmo regressão no aprendizado, ansiedade ou medo de ficar junto aos colegas, se manifestar ou deixar a companhia dos adultos, súbita agressividade e queda da autoestima. É bastante usual que ela não admita o acontecido justamente por se achar de alguma forma merecedora das represálias dos colegas (entenda: ela também identifica em si mesma o “problema” que está causando as implicâncias, e vê isso como justificativa).

 

Quais os motivos do bullying?

 

É essencial prestar atenção e identificar essas atitudes o quanto antes. A seguir, é preciso identificar se o comportamento se qualifica mesmo como bullying ou não passa de uma fase, engatilhada por outros acontecimentos na vida pessoal das crianças. Normalmente, as agressões podem ser resultado de:

 

  • Cobranças e expectativas muito altas dos adultos em sua vida – a criança é exigida demais, colocada em muitas atividades extracurriculares, criticada com frequência e pouco elogiada. Isso pode levá-la a ter baixa autoestima, sentindo sempre ser incapaz de alcançar o que é esperado dela;

  • Falta de limites e mimos em excesso – muitas vezes, pais e mães querem compensar a ausência com uma permissividade excessiva ou comprando presentes sempre que a criança manifesta qualquer desejo. Assim, as crianças não aprendem a lidar com limitações, frustrações ou com terem suas ideias contrariadas;

  • Problemas de desenvolvimento cognitivo ou emocional, dificuldades de relacionamento ou experiências traumáticas, como agressão ou abuso.

    O que fazer?

A primeira infância é a fase ideal para ensinar a resolução saudável de conflitos em oposição à violência. A personalidade e o caráter são formados até os 6 anos de idade, portanto, é justamente antes disso que temas como respeito, cooperação e diálogo devem ser inseridos. Isso pode ser feito através de:

 

  • Hora da leituraselecione livros que falem das temáticas acima e, após contar a história, converse para que a criança reflita sobre seu significado. Faça perguntas que ajude os pequenos a relacionar o que ouviram com situações rotineiras pelas quais passam;

  • Dramatizações – teatros, fantoches e músicas são uma ferramenta para que as crianças se expressem através de outros personagens e outras vozes. Isso lhes dá não só a segurança de falar sem ser julgada como, também, a possibilidade de observar outros pontos de vista;

  • Jogos cooperativos – ao invés de competições, priorize jogos e brincadeiras que estimulem a cooperação. Quando as crianças estiverem brincando,evite colocar meninos de um lado e meninas do outro, alimentando a rivalidade entre os gêneros e incentive o trabalho em equipe, elogiando e apontando os resultados positivos que eles alcançarem;

  • Atividades solidárias – promova dias para compartilhar brinquedos, sugira que a criança divida o alimento ou recolha doações e leve numa organização próxima. Destaque como a solidariedade melhora a vida de todos e o que cada um fez para ajudar;

Acima de tudo, é necessário dar liberdade às crianças para errar, pedir ajuda ou desabafar. Sempre que desconfiar que a criança está praticando ou sofrendo bullying, procure conversar com ela. É importante explicar o porquê de a atitude ser inaceitável e tentar fazer com que a criança entenda a perspectiva da outra.

 

Fonte: Eduqa.me / NaEscola

 

DESTAQUES

SELEÇÃO DOS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2018
PESQUISA APONTA QUE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ESTÁ ABAIXO DO RECOMENDADO
COMO ESTIMULAR A FALA DAS CRIANÇAS
JARDINS REALIZAM APRESENTAÇÃO DE TEATRO
DICAS PARA ALIVIAR OS ENJOOS DURANTE AS VIAGENS
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ASMA
COMO ENSINAR SEU FILHO A SER MAIS GENTIL
CRIAR CRIANÇAS AUTÔNOMAS E INDEPENDENTES FAVORECE A AUTOESTIMA
A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS PARA AS CRIANÇAS
4 ATIVIDADES MANUAIS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS
COMO DRIBLAR OS EFEITOS DO HORÁRIO DE VERÃO NA ROTINA DAS CRIANÇAS
PRECISAMOS FALAR SOBRE LUTO
CRIANÇA CRIATIVA: CINCO MANEIRAS DE CRIAR UMA
COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A ANDAR DE BICICLETA
ANSIEDADE INFANTIL: CONHEÇA 3 SINAIS DE ALERTA
O CONTATO COM A NATUREZA E OS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS
EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE MUDA COM A BNCC
DICAS DE PRAÇAS E PARQUES GAÚCHOS PARA LEVAR AS CRIANÇAS
O CONTATO DAS CRIANÇAS COM A MÚSICA E SEU IMPACTO POSITIVO NO FUTURO
O ENCANTO DAS CRIANÇAS PELOS CONTOS DE FADAS
7 PASSOS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO INFANTIL
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA SARAU FARROUPILHA
BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PRIMAVERA
VOCÊ SABE SE SEU FILHO É CANHOTO OU DESTRO?
COMO ENSINAR O SEU FILHO A TER PACIÊNCIA
EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A MEMÓRIA DOS PEQUENOS
COMO NOTAR PROBLEMAS DE VISÃO EM CRIANÇAS
A SAÚDE DAS CRIANÇAS E AS MUDANÇAS DE TEMPERATURA
5 DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A PARAR DE FAZER XIXI NA CAMA
COMO FORMAR UMA CRIANÇA OTIMISTA
A IMPORTÂNCIA DOS TIOS NA VIDA DAS CRIANÇAS
5 BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A HORA DA LEITURA
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA SÓ QUER COLO
O QUE O SEU FILHO LEVA PARA A VIDA TODA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MANHÃ DE SÁBADO DEDICADA AOS PAIS
12 DICAS PARA AJUDAR NA AMAMENTAÇÃO
O QUE SEU FILHO PROCURA QUANDO ESTÁ ONLINE
DIA DOS AVÓS ESPECIAL NA ESTAÇÃO CRIANÇA
BRINCADEIRAS PARA SE DIVERTIR NO INVERNO
AS CRIANÇAS E SEUS PRIMEIROS AMIGOS
PORQUE WEBFÓLIOS PARA A AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA ESCOLA ESTAÇÃO CRIANÇA?
VAMOS FALAR SOBRE SARAMPO?
8 TRUQUES PARA TRANSFORMAR SEU FILHO NUM AMANTE DOS LIVROS
COMO O SEU FILHO REAGE QUANDO PERDE?
CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESENVOLVER O CÉREBRO DAS CRIANÇAS
VOCÊ SABE O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA FALA ERRADO?
COMO LIDAR COM O CIÚME ENTRE IRMÃOS
BRINCADEIRAS PARA FAZER EM ÉPOCA DE COPA DO MUNDO
SAIBA COMO CUIDAR DA SAÚDE DAS CRIANÇAS NO FRIO
SEU FILHO CHUPA O DEDO?
6 PRINCÍPIOS QUE APRENDEMOS COM O FUTEBOL
ESTAÇÃO CRIANÇA REALIZA SUA TRADICIONAL FESTA JUNINA
COMO MEDIAR A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS LIVROS?
RECEITAS FÁCEIS DE FESTA JUNINA PARA FAZER COM A CRIANÇADA
VOCÊ CONHECE A SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA?
DEIXE A CRIANÇA BRINCAR
DICAS PARA PAIS E MÃES QUE DESEJAM ADOTAR UM FILHO
CAIXA DA NATUREZA: UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS
ESTAÇÃO CRIANÇA ENGAJADA NO MÊS DO BRINCAR
8 FILMES INFANTIS PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA
CAFÉ DA MANHÃ PARA AS MÃES
UMA MANHÃ ESPECIAL DE DIA DAS MÃES
6 HABILIDADES QUE TODAS AS MÃES TÊM
VAMOS ENSINAR SUSTENTABILIDADE PARA AS CRIANÇAS?
5 RAZÕES PARA LER PARA SEU FILHO
MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
ALUNOS PARTICIPAM DE PASSEIO EM TRILHA ECOLÓGICA
A DISCIPLINA E O APRENDIZADO QUE ELA TRAZ AO SEU FILHO
COMO ADAPTAR O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO À CHEGADA DO BEBÊ
O TEATRO E OS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
4 DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO INFANTIL
COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS DE AUTISMO
7 IDEIAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA PÁSCOA
PAIS E ALUNOS PARTICIPAM DO EVENTO DE PÁSCOA
A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA NA INFÂNCIA
8 DIREITOS DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
SBP PUBLICA GUIA SOBRE SAÚDE ORAL
O EQUILÍBRIO ENTRE O SIM E O NÃO
SAIBA COMO APROXIMAR MENINOS E MENINAS
7 DICAS PARA A CRIANÇA PERDER O MEDO DE IR AO MÉDICO
BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA AS CRIANÇAS
CONHEÇA AS RAZÕES QUE LEVAM O SEU FILHO A CHORAR EM CADA FASE
BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO
NOVA PLATAFORMA ONLINE DA SBP AJUDA A TIRAR DÚVIDAS DOS PAIS
VOLTA ÀS AULAS: 8 DESENHOS SOBRE O TEMA
SEU FILHO É MUITO MEDROSO?
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL EM PORTO ALEGRE
ANIMAÇÕES INDICADAS AO OSCAR PARA ASSISTIR COM OS PEQUENOS
SEU FILHO VAI PARA A ESCOLA PELA PRIMEIRA VEZ?
DESCUBRA SE SEU FILHO ESTÁ COM O PESO INDICADO
INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERGIA AO LEITE?
PISCINA: COMO EVITAR A OTITE EM CRIANÇAS
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS DENTES DO BEBÊ E DA CRIANÇA
VAMOS FALAR SOBRE FEBRE AMARELA?
ALGUMAS DICAS PARA A HORA DO DESFRALDE
ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE PROTEÇÃO SOLAR EM CRIANÇAS
VOCÊ SABE O QUE LEVAR NAS VIAGENS COM CRIANÇAS?
8 ATIVIDADES PARA ACALMAR AS CRIANÇAS
4 RECEITAS DE PICOLÉS COM FRUTAS
COMO O CELULAR E O TABLET AFETAM O SONO DA CRIANÇA
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO VERÃO
VAMOS CANTAR COM AS CRIANÇAS?
4 IDEIAS DIFERENTES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS NA ÉPOCA DO NATAL
QUAIS VALORES VOCÊ PRIORIZA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS?
COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A NÃO TER PRECONCEITO
SHOPPINGS DA CAPITAL TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL
ESTAÇÃO CRIANÇA APRESENTA SEU ESPETÁCULO DE NATAL
COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A NADAR
A IMPORTÂNCIA DOS DINDOS E DAS DINDAS
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA TEM TIQUE?
4 ATIVIDADES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS
RECEITAS NUTRITIVAS E SABOROSAS PARA PREPARAR EM FAMÍLIA
SEU FILHO SABE ESPERAR?
ACELERAR A ROTINA DAS CRIANÇAS CAUSA ANSIEDADE?
A MÚSICA E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS
5 LIVROS QUE AJUDAM A EXPLICAR A MORTE ÀS CRIANÇAS
​VAMOS FALAR SOBRE BULLYING?
5 DICAS PARA ADAPTAR AS CRIANÇAS AO HORÁRIO DE VERÃO
MEU FILHO NÃO QUER COMER
3 DICAS PARA GUARDAR OS DESENHOS DAS CRIANÇAS
VOCÊ SABE A HISTÓRIA DO DIA DAS CRIANÇAS?
CRIANÇA PRECISA BRINCAR
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS
ANIMAIS PROMOVEM HABILIDADES SOCIAIS E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS
3 ERROS QUE COMETEMOS QUANDO O DENTE ESTÁ MOLE
A RELAÇÃO DO SORRISO COM O APRENDIZADO
A SAÚDE DA CRIANÇA NA PRIMAVERA
ENSINE SEU FILHO A SER SOLIDÁRIO
HÁBITOS INFANTIS QUE INFLUENCIAM NA VIDA ADULTA
4 HISTÓRIAS INFANTIS QUE PASSAM ENSINAMENTOS PARA TODA A VIDA
OS BENEFÍCIOS DE TER IRMÃOS
6 MOTIVOS PARA SEU FILHO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

10 DICAS PARA AUMENTAR A ENERGIA DAS MAMÃES

VAMOS FALAR SOBRE CATAPORA?

COMO FAZER A TRANSIÇÃO DO FILHO PARA A PRÓPRIA CAMA SER TRANQUILA

TECNOLOGIA X BIRRA: ESTUDO APONTA A RELAÇÃO

IDEIAS PARA CONECTAR CRIANÇAS E ADULTOS À NATUREZA

7 POEMAS PARA LER COM AS CRIANÇAS

10 IDEIAS PARA TER MAIS TEMPO DE QUALIDADE COM OS FILHOS

UMA MANHÃ ESPECIAL PARA OS PAIS

PEDIATRAS LANÇAM MANUAL PARA ESTIMULAR A ATIVIDADE FÍSICA

3 FORMAS DE ENSINAR SEU FILHO SOBRE ESTRANHOS

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE NETOS E AVÓS

VAMOS MONTAR UM CANTINHO DA LEITURA EM CASA?

QUE TAL INCENTIVAR A AMIZADE ENTRE AS CRIANÇAS?

SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO A VENCER OS MEDOS

4 EXCESSOS DA EDUCAÇÃO MODERNA

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BRONQUIOLITE

6 SEGREDOS PARA TORNAR SEU FILHO ATENCIOSO E BONDOSO

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

VAMOS FALAR SOBRE VITAMINA C?

5 DICAS PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO

10 LOCAIS EM PORTO ALEGRE PARA CURTIR COM AS CRIANÇAS NO INVERNO

ARRAIAL MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA

COMO SURGIU A FESTA JUNINA?

6 PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO QUE NÃO DEVEM SER IGNORADOS 

SAIBA COMO INCENTIVAR O SEU FILHO A COMER FRUTAS

VAMOS FAZER UMA HORTA EM CASA COM AS CRIANÇAS?

9 FILMES INFANTIS SOBRE O MEIO AMBIENTE

AS 25 PALAVRAS MAIS COMUNS ENTRE CRIANÇAS DE 2 ANOS

O PODER DO ABRAÇO PARA AS CRIANÇAS

ESTAÇÃO CRIANÇA ENGAJADA NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

DESTROS E CANHOTOS: CONHEÇA AS DIFERENÇAS

QUAL O TIPO DE FAMÍLIA QUE FAZ UMA CRIANÇA FELIZ?

BRONQUITE X ASMA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

DIA DE HOMENAGENS ÀS MÃES NA ESTAÇÃO CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO HUMOR PARA AS CRIANÇAS

VOCÊ SABE O QUE É ESTOMATITE?

PRECISAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE INFANTIL

CRIANÇAS TÍMIDAS: 5 ATITUDES QUE OS PAIS DEVEM EVITAR

O QUE A CRIANÇA APRENDE AO ESCUTAR OU LER HISTÓRIAS

GRIPE: VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

3 ERROS DE DISCIPLINA QUE OS PAIS E AS MÃES COMETEM

TOCA DO COELHO MOVIMENTA A ESTAÇÃO CRIANÇA

AS CRIANÇAS E OS BENEFÍCIOS DO CONVÍVIO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?

COMO EDUCAR AS CRIANÇAS PARA O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

7 LIVROS QUE ABORDAM O TEMA CIRCO

COMO PREVENIR BEBÊS E CRIANÇAS DAS DOENÇAS DO OUTONO

SÍNDROME DE DOWN: COMO ESTIMULAR A FALA DESDE CEDO

9 BRINCADEIRAS ANTIGAS PARA SE DIVERTIR COM OS FILHOS

A MÚSICA E O SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

AFINAL, O QUE É VIROSE?

RECEITAS FÁCEIS: CHIPS DE LEGUMES E FRUTAS

SEU FILHO É CARINHOSO?

VOCÊ SABE COMO FAZER O CPF E A IDENTIDADE DO SEU FILHO?

ALGUNS CUIDADOS COM A CRIANÇA NO CARNAVAL

9 DICAS PARA ADAPTAÇÃO OU READAPTAÇÃO ESCOLAR

4 LIVROS PARA AJUDAR A LIDAR COM A CHEGADA DE UM IRMÃO

FILHOS: A IMPORTÂNCIA DE SABER DIZER NÃO

PEQUENAS COISAS QUE DEIXAM AS CRIANÇAS FELIZES

COMO SABER SE SEU FILHO ESTÁ DESIDRATADO

O MEDO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

VAMOS FALAR SOBRE A FEBRE AMARELA?

COMO LIDAR COM A CRIANÇA QUE FALA PALAVRÃO

12 FORMAS DE INCENTIVAR A AUTOESTIMA NA INFÂNCIA

NOVIDADE PARA OS FÃS DA GALINHA PINTADINHA

BRINCADEIRAS COM ÁGUA PARA SE REFRESCAR NO VERÃO

7 CUIDADOS PARA TER UMA BOA VIAGEM DE CARRO COM AS CRIANÇAS

VAMOS FALAR SOBRE ANSIEDADE INFANTIL?

6 DICAS PARA CURTIR A PRAIA COM SEGURANÇA

AS CRIANÇAS E AS DOENÇAS MAIS COMUNS NO VERÃO

O QUE FAZER NO ÚLTIMO DIA DO ANO

ESPECIALISTAS APONTAM OS MELHORES LIVROS INFANTIS DE 2016

VERÃO: 7 CUIDADOS BÁSICOS COM A PELE DA CRIANÇA

DICAS PARA ESTIMULAR A FALA DA CRIANÇA

3 RECEITAS DE NATAL PARA PREPARAR COM AS CRIANÇAS

VOLTA AO MUNDO EM UMA NOITE

SETE ATIVIDADES PARA FAZER EM FAMÍLIA

ELETRICIDADE: UM PERIGO PARA AS CRIANÇAS

MEU FILHO PRECISA USAR ÓCULOS?

DISCIPLINA: UMA QUESTÃO DE DOSAGEM

NA CASA DOS DINDOS

COMO LIDAR COM AS MENTIRAS DAS CRIANÇAS

O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS EM DIAS DE CHUVA

SE SUJAR MELHORA A IMUNIDADE

RIR É O MELHOR REMÉDIO

CONTATO COM A MÚSICA AJUDA A CRIANÇA NA ALFABETIZAÇÃO

LIVROS QUE AJUDAM A CRIANÇA A LIDAR COM A PERDA

ESTAÇÃO CRIANÇA CELEBRA O DIA DO SACI

QUANTO TEMPO SEU FILHO PERMANECE DIANTE DE ELETRÔNICOS?

DICAS PARA TIRAR A FRALDA DO SEU FILHO

5 DESENHOS INFANTIS SOBRE IGUALDADE

COMO FICA O SONO DAS CRIANÇAS NO HORÁRIO DE VERÃO?

4 ESTÍMULOS FUNDAMENTAIS PARA O SEU FILHO

O QUE FAZER NO DIA DAS CRIANÇAS EM PORTO ALEGRE

SEU FILHO TEM UM AMIGO IMAGINÁRIO?

AS CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO

INTRODUZIR A LEITURA DESDE CEDO ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

O CONVÍVIO ENTRE A CRIANÇA E O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

QUE TAL PREPARAR UM PIQUENIQUE COM AS CRIANÇAS?

VOCÊ INCENTIVA A AUTONOMIA DO SEU FILHO?

MEU FILHO ENGOLIU UM OBJETO. E AGORA?

4 PASSOS PARA LARGAR A CHUPETA E A MAMADEIRA

A CRIANÇA E A INTRODUÇÃO DO AÇÚCAR

PESQUISA APONTA QUE TER IRMÃO REDUZ RISCO DE OBESIDADE

O QUE É FELICIDADE?

CINCO OPÇÕES DE LANCHES SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS

COMO LIDAR COM O MEDO DAS CRIANÇAS

MCDIA FELIZ ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO

VAMOS CONTAR HISTÓRIAS?

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM TODO

OS TIPOS DE PAIS E A FAMÍLIA MODERNA

9 DICAS DE COMO PREVENIR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

MEU FILHO NÃO COME, E AGORA?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE?

A INFLUÊNCIA DOS AVÓS NA EDUCAÇÃO DOS NETOS

ATENÇÃO, PAPAI E MAMÃE: VAMOS LARGAR O CELULAR?

4 PALAVRAS QUE CULTIVAM O VÍNCULO ENTRE PAIS E FILHOS

A AMIZADE NA INFÂNCIA

4 DICAS PARA AS CRIANÇAS SE VESTIREM SOZINHAS

O QUE OS BEBÊS ENTENDEM?

CRIANÇA PRECISA SER FELIZ

8 LUGARES COM ESPAÇO KIDS EM PORTO ALEGRE

SAIBA COMO SUPRIR A NECESSIDADE DE VITAMINA D NO INVERNO

COMO ESTIMULAR O AMOR E O RESPEITO ENTRE IRMÃOS 

INVERNO: VAMOS BRINCAR?

AUTISMO: ESPORTE É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

BRINCAR SEM BRINQUEDO É NECESSÁRIO

ESTAMOS ENLOUQUECENDO AS CRIANÇAS COM TANTOS ESTÍMULOS?

10 DICAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

VOCÊ SABE O QUE É INFANTOLATRIA?

8 DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A DORMIR SOZINHO

COMO LIDAR COM A CRISE DOS 2 ANOS

MOVIMENTO CELEBRA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

OS BENEFÍCIOS DO ABRAÇO

CRIANÇA COM TOSSE: O QUE FAZER?

PROJETO SUBSTITUI PRINCESAS E PRÍNCIPES POR PRENDAS E PEÕES

POR QUE ASSISTIR O COMEÇO DA VIDA?

VOCÊ SABE COMO SURGIU O DIA DAS MÃES?

CINCO SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS ENTRE MÃE E FILHOS

O QUE O SEU FILHO VAI SER QUANDO CRESCER?

VAMOS ESTIMULAR A GENEROSIDADE ENTRE AS CRIANÇAS?

QUANDO COMEÇA A FASE DO FAZ DE CONTA?

COMO CRIAR UM PEQUENO LEITOR

SEU FILHO É CHEIO DE MANIAS?

VOCÊ SABE O QUE É A GRIPE H1N1 E COMO SE PROTEGER?

5 MANEIRAS DE MOTIVAR O SEU FILHO

SAIBA COMO LIDAR COM A IMPACIÊNCIA DAS CRIANÇAS

7 DICAS PARA MELHORAR A IMUNIDADE DO SEU FILHO

AJUDE O SEU FILHO A ASSUMIR OS SEUS ERROS

UM REFÚGIO ESPECIAL EM MEIO À NATUREZA

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESTAÇÃO CRIANÇA